I CON-VOCAÇÃO

No dia 23/08 (Sábados) foi realizado o primeiro encontro vocacional da diocese de Barra.

Durante o dia 23/08, os jovens da Diocese de Barra tiveram o primeiro encontro vocacional diocesano. Neste dia os jovens tiveram a oportunidade de experimentar os caminhos para o discernimento vocacional. 

Com o apoio do Psicólogo Emerson, que abordou sobre “ Ansiedade x Discernimento Vocacional”, contribuiu para esclarecer o chamado de Deus: “Deus nos chama por inteiros”. A temática biopsicossocial trouxe à tona a necessidade de estarmos estáveis nas dimensões biológica, social e psicológica, expondo que Deus age de forma conjunta a essas dimensões.

Saúde física, relacionamentos saudáveis e bem-estar emocional, colaboram para a escuta da voz de Deus e concretizar o seu chamado. 

Ademais, vale ressaltar a dimensão Biopsicossocioespiritual, com o qual o ser humano está interligado. O nosso relacionamento com o Divino. 

Seguindo a discussão sobre escuta da voz de Deus, os jovens receberam o conselho de se silenciar. Deus não nos chama mediante o barulho e sim, em meio ao silêncio da nossa mente e do nosso coração. 

Para tanto, a experiência da Leitura Orante Vocacional – a lectio divina -, dirigida pela Irmã Eronildes, mostrou-se uma forma atenta e profunda da escuta da voz de Deus mediante a sua Palavra. Neste momento foi lido o evangelho  de Mateus 19,16-22 ( não perca tempo e leia também…). 

Outrossim, escutar as dúvidas recorrentes que os jovens tiveram foi um aprofundamento importante na temática. Com o auxílio do Padre Bruno Romulo,das irmãs das congregações Murialdinas, Santa Catarina e Filhas de Fátima, como também dos casais que vivem o matrimônio e as leigas da Comunidade de Vida, a juventude  fez algumas perguntas que contribuíram para o seu discernimento. 

Por fim, o encerramento deste dia se fez com a Santa Missa na Catedral Diocesana de Barra, onde tivemos a presença do Padre Bruno Portela ( pároco da paróquia São Francisco das Chagas – Barra) e do Padre Bruno Rômulo ( Pároco da Paróquia São Gonçalo – Buritirama). 

E diante disso, rezemos pelos nossos jovens e pelas nossas vocações para que tenham o verdadeiro discernimento vocacional e verdadeira escuta da voz de Deus. 

Fotos por: PASCOM – Paróquia São Francisco das Chagas – Barra

DEIXE UM COMENTÁRIO