Ordenação Diaconal do Seminarista Fabiano

“Como retribuirei ao Senhor todo o bem quem me faz” (Sl 116,12)

No dia 14 de junho de 2026, as 09:00 horas aconteceu na Catedral de Barra, Bahia, a Celebração Eucarística, na qual, pela oração consecratória e imposição das mãos e de Sua Excelência Reverendíssima Dom João Batista Alves do Nascimento, C.Ss.R., o seminarista Fabiano de Jesus Souza foi ordenado Diácono para o serviço da Igreja e do Povo de Deus.

A Igreja diocesana de Barra se alegra, pois um filho seu, respondendo generosamente ao chamado do Senhor, se coloca a serviço do Evangelho como diácono, sendo configurado ao Cristo Servo, aquele que não veio para ser servido, mas para servir.

O seminarista Fabiano escolheu como lema: “Como retribuirei ao Senhor todo o bem que me fez?” (Sl 116,12). Expressão que revela um profundo sentimento de gratidão e reconhecimento a Deus, sobre as bênçãos e livramentos que recebeu do Senhor, sentindo-se diante de uma dívida de amor impossível de pagar.

A Constituição Dogmática Lumen Gentium nos recorda que: “Em grau inferior da hierarquia estão os diáconos, aos quais foram impostas as mãos ‘não em ordem ao sacerdócio, mas ao ministério’. Fortalecidos com a graça sacramental, servem o Povo de Deus em união com o Bispo e o seu presbitério, no ministério da Liturgia, da Palavra e da Caridade” (LG 29).

É próprio do ministério diaconal, conforme a autoridade da Igreja lhes confiar: administrar solenemente o Batismo, guardar e distribuir a Eucaristia, assistir e abençoar os matrimônios, levar o Viático aos enfermos, proclamar a Palavra, instruir e exortar o povo de Deus, presidir celebrações e orações, administrar sacramentais, conduzir funerais e cuidar com zelo da caridade e da administração pastoral.

Recordando as palavras de São Policarpo, os diáconos devem ser: “misericordiosos, diligentes, caminhando na verdade do Senhor, que se fez servo de todos”.

DEIXE UM COMENTÁRIO